EMEB OTÍLIO DE OLIVEIRA
INFÂNCIA E SUSTENTABILIDADE
JUSTIFICATIVA
Ao observar a resistência dos alunos nas atividades de leitura e escrita e os problemas ambientais do planeta Terra, decidi elaborar esta seqüenciada de atividades que propicie, por meio do texto informativo, o conhecimento a respeito do meio que a criança vive e experiências leitoras e escritoras.
OBJETIVOS
Desenvolver potencialidades leitoras e escritoras e despertar a criança para um olhar crítico acerca do ambiente onde vive.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Aproximar o aluno da leitura e produção de textos informativos e opinativos;
- Sensibilizar o educando para o desenvolvimento de sua cidadania ambiental;
- Permitir que o aluno se reconheça como sujeito transformador de sua realidade e produtor de cultura;
PÚBLICO ALVO
Ensino Fundamental- 4ª série
PERÍODO
2 semanas
CONTEÚDOS
Textos informativos
Vídeos de conscientização e sensibilização
Meio ambiente, sustentabilidade, 3Rs ( reduzir, reutilizar, reciclar) , boa alimentação
DESENVOLVIMENTO
ETAPAS
Contato informal com textos informativos e opinativos e debates a respeito das questões abordadas nos textos;
Pesquisa com a palavra-chave sustentabilidade
Levantamento de informações a respeito da palavra sustentabilidade trazidas pelos alunos;
Exibição dos vídeos: The Animals Save the Planet, Somos todos inocentes, somos todos culpados.
Leitura e interpretação de textos por meio do desenho
Oficina de receitas vegetarianas ;
Oficina de produção de texto.
METODOLOGIA
Esta sequenciada de atividades foi realizada no 2º semestre de 2009, porém, o contato com os textos informativos com a temática ambiental perdurou por todo o 1º semestre por meio de leituras do professor ou aluno, em sala de aula, biblioteca ou em atividades de leitura e interpretação.
Na seguinte etapa levei em conta os conhecimentos que cada um já possui. Segundo César Coll et al (1999), as mentes dos alunos estão bem longe de parecerem “lousas limpas”, o que implica que cada indivíduo traz consigo uma bagagem diferente, que o autor chama de conhecimentos prévios, ou seja, a estrutura de conhecimentos que cada um já possui. Este conhecimento adquirido no decorrer de experiências anteriores auxiliam na construção de saberes mais significativos.
Portanto, nesta próxima etapa utilizei as informações a respeito da palavra-chave sustentabilidade pesquisada ou conhecidas pelos alunos por meio de relatos, conversas informais e entrevistas vivas e assim definí-la no coletivo. Organizamos painéis informativos e destribuímos por toda nossa classe e escola, informando assim os que desconheciam seu significado.
De acordo com Smith (Smith, apud Sato, 1995) o primeiro passo para alcançarmos o pensamento sistêmico em Educação Ambiental é a sensibilização, pois trata de processo de alerta, ou seja, possibilita o envolvimento do grupo trabalhado, no sentido de prepará-lo para um mergulho real na problemática ambiental. O material de estudo de educação ambiental do SENAC diz:
... pessoas ambientalmente sensíveis, afetuosas à natureza estão em uma condição mais propícia para o desenvolvimento de sua cidadania ambiental, ou possuem a predisposição necessária para o aprender e o educar-se à cerca das questões ambientais...
Assim, o espaço de comunicação e expressão da biblioteca foi utilizado para exibição dos vídeos citados acima . Este material teve como objetivo sensibilizar os alunos para os problemas ambientais atuais do planeta Terra e os prejuízos causados ao ambiente pelas ações humanas. Esta etapa também propiciou ao aluno expor suas idéias a respeito dos problemas apresentados.
Estas etapas foram intercaladas com leitura e interpretação de textos, por meio de desenhos, com o tema central do trabalho: Sustentabilidade. Para esta etapa selecionei do livro “A vida que a gente quer dependo do que a gente faz” os textos: Um Trabalho Pantagruélico (pois entendo que cuidar do nosso planeta nos dias atuais é um trabalho gigantesco); Abrindo Caminho; Pum de vaca e Mulher e sustentabilidade. De outros materiais de apoio selecionei os textos: Contribuições Pessoais para a Sustentabilidade; Desenvolvimento Insustentável; Trechos da entrevista que Luc Vankrunkelsven concedeu IHU On-Line; Desenvolvimento Sustentável (definição e história ); A Agenda 21 e as Oito metas do Milênio.
Como próxima etapa elaboramos uma oficina de preparo de receitas vegetarianas, indicadas pelas mães. Esta oficina teve como finalidade mostrar a importancia da boa alimentação ao organismo humano e estimular o consumo de vegetais em vez da carne, pois a pecuária, avicultura e a piscicultura hoje são as grandes responsáveis pela destruição do planeta Terra.
O aluno só poderá produzir e escrever aquilo que conhece. Assim, a ultima etapa do trabalho foi a produção de um texto informativo “A criança e a sustentabilidade”. A produção de um texto coerente, coeso, sem erros ortográficos, pontuação utilizada corretamente é nosso principal objetivo desde o inicio do ano letivo, assim esta seqüenciada veio contribuir para alcançarmos nosso objetivo.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua, durante todo o processo e por meio das produções realizadas pelos alunos. Acompanhei os alunos em suas duvidas realizando intervenção direta e individual na hora da produção. Finalizando a seqüenciada fiz uma correção no coletivo tendo como instrumento um texto produzido por um dos alunos.
BIBLIOGRAFIA
SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos.
UFSCar/PPG-ERN, 1995.
REIGOTA, M. O que é educação ambiental 1.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994
COLL, C.; MART͎, E.; MAURI, T.; MIRAS, M.; ONRUBIA, J.; SOLɬ I. e ZABALA, A. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: ?Atica, 1999.
ECOFUTURO,Instituto. A vida que agente quer depende da vida que a gente leva.Pingo é Letra,2007
NATUREZA, Jornal Super Amigos da. Suplemento Caminhos da Sustentabilidade, volume I, pag. 12.
LEITE, Marcelo. Amazônia: terra com futuro- São Paulo: Atica 2005, pag. 44.
Ecodebate, publicado pelo IHU On-line, 13/08/2009 pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, RS.Site visitado 15/08/2009.
domingo, 21 de fevereiro de 2010
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