- Público alvo: Alunos do 2º ano A - ciclo II
- Professoras: Roseli A. Oliveira e Élida F. Penhalver
- Tempo de duração: De março a novembro de 2010
OBJETIVOS
Desenvolver potencialidades leitoras e escritoras tendo como recurso a utilização autônoma dos recursos tecnológicos de comunicação.
Despertar a criança para um olhar crítico acerca do ambiente onde vive.
Nosso projeto esta baseado nos princípios da Educomunicação que:
“(...) define-se como um conjunto das ações destinadas a: integrar às práticas educativas o estudo sistemático dos sistemas de comunicação; criar e fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educativos”. (SOARES, p.1, 2000)
e nas finalidades da educação ambiental determinadas pela UNESCO que são:
Formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas com ele relacionados, uma população que tenha conhecimento, competências, estado de espírito, motivações e sentido de empenhamento que lhe permitam trabalhar individualmente e coletivamente para resolver os problemas atuais, e para impedir que eles se repitam.
Assim, nossa proposta é realizar um documentário durante o ano letivo de 2010 com os alunos da EMEB Otílio de Oliveira tendo como temática principal os problemas ambientais ocasionados pelo homem.
O foco será o Ribeirão dos Meninos um rio que esta localizado no entorno da comunidade escolar e causa inúmeros transtornos à população.
Ao observar a dificuldade dos alunos em reconhecer a diversidade nas tecnologias de comunicação e os problemas ambientais do planeta Terra decidimos elaborar este projeto. Ele deve propiciar que o educando perceba e reconheça o meio em que vive, reconheça-se como protagonista da manutenção do planeta, aproxime-se e utilize com autonomia as diversas tecnologias da comunicação.
Neste trabalho por meio de pesquisas, entrevistas, animações queremos propiciar aos alunos a descoberta da história do rio, dos seus problemas, agressões sofridas pelo homem, possíveis soluções, contato com os recursos tecnológicos da comunicação e autonomia no uso dos mesmos.
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